"Vamos falar da Obsidiana? Uma pedra de energia intensa com uma história incrível e de grande beleza."
A Obsidiana é uma rocha ígnea proveniente da lava solidificada rapidamente sem tempo de cristalizar-se. Classificada como mineralóide, a Obsidiana possui em sua composição elevados valores (acima de 70%) de sílica (SiO2), semelhante aos minerais Riólito e Granito.
As jazidas deste mineralóide são encontradas em boa parte do mundo como México, EUA, Armênia, Argentina, Grécia, Chile,Turquia, Nova Zelândia, Japão, Itália, Islândia, Guatemala, Kenia e Azerbaijão.
Há muitos textos com diferentes versões sobre a origem do nome Obsidiana. Segundo as referencias encontradas, este nome deriva do latim obsidianus ("Opsidius" e "Obsius") o qual é encontrado em textos escritos pelo naturalista romano Plínio, o Velho do Século I, falando respeito do vidro vulcânico que tem semelhança a uma pedra etíope encontrada pelo descobridor Obsius.
Em outras referencias, a palavra "Obsidiana" teria sido uma interpretação errônea do nome Obsianus (Pedra de Obsius).
Existem outros sinônimos para a Obsidiana, tais como: Vidro Vulcânico; Bergmahogany e Xaga usado pelos nativos americanos.
Por causa de sua dureza, é uma pedra de longa duração mas pode ser. Limpe a pedra com água e sabão e secar com tecido macio. Na joalheria evite passar produtos de limpeza para metais sobre a pedra.
Evite colocar a pedra solta junto de outras pedras pois, dependendo na dureza das outras pedras, podem riscar a Obsidiana.
- TIPOS
Os tipos de Obsidiana conhecidas são: Obsidiana preta, Obsidiana Floco de Neve, Obsidiana Cor de Mogno( Marrom)¹, Obsidiana Lágrima de Apache, Obsidiana Arco Íris e a Obsidiana com reflexos de prata ou ouro.
As cores vão de preto, marrom, vermelho escuro, com reflexos “coloridos” e com manchas avermelhadas e esbranquiçadas de cores sólidas, opacas, translucidas e com brilhos lustroso de prata ou dourado causados pelos gases presos em sua composição.
Alguns vendedores comercializam um tipo transparente de vidro vulcânico de tom esverdeado ou azulado. É bem provável que este tipo de “Vidro Vulcânico” seja sintético, pois, dificilmente existem espécies transparentes de Obsidiana na natureza.
As cores de cada tipo de Obsidiana varia de acordo com a quantidade de impurezas em sua composição, tais como ferro, magnésio, cristobalite, etc. A Obsidiana Preta é a cor mais comum e pura seguida pela Obsidiana Cor de Mogno.
Como é um "vidro", a Obsidiana é quimicamente instável podendo sofrer cristalizações com a passagem do tempo. Este processo de cristalização não ocorre de forma uniforme em toda a rocha; pelo contrário, é esparso e interno formando desenhos radiais de cristais do mineral crostobalite brancos ou cinzas. Quando cortada ou polida esses espécimes são conhecidos como Obsidiana Floco de Neve.
Em alguns casos a Obsidiana possui um brilho irridescente ou metálico causado pelas partículas de minerais, tais como a magnetita, ou gases da lava presos em seu interior. Essas Obsidianas com reflexos são chamadas de Obsidiana Arco Íris e Obsidiana com reflexos de prata ou ouro.
----
¹ Em algumas referencias a Obsidiana Cor de Mogno e a Obsidiana Marrom são tipos diferentes, sendo a Obsidiana Cor de Mogno proveniente da mistura entre a Preta e a Marrom.
- HISTÓRICO
Para o antigo povo da Mesoamérica pré-colombiana, a Obsidiana tinha um papel importante, recebia o nome de Itzli, o mesmo nome dado a importante divindade das pedras e dos sacrifícios.
No Mediterrâneo, os gregos, acreditavam que este vidro vulcânico trazia mais luz à alma e produziam peças decorativas como esculturas e espelhos.
Na América do Norte, os Nativos americanos possuem muitas lendas e histórias sobre a Obsidiana Lágrima de Apache (ver Curiosidades no final da matéria) e acreditavam que quem portasse esta pedra nunca mais choraria e teria sempre boa sorte.
Atualmente a Obsidiana continua sendo utilizada para a fabricação de lâminas cirúrgicas. No campo da joalheria a Obsidiana é bastante apreciada mas não é aconselhada para o uso em braceletes e em anéis devido ao seu Mohs que a torna fácil de riscar e de resistência mais baixa, sendo preferível usa-la em pingentes, brincos e em broches. As obsidianas Arco Íris e as Reflexivas de ouro e prata são as mais procuradas para a fabricação de joias.
Outro uso da Obsidiana na joalheria é para ressaltar o brilho da Opala. Uma camada de Obsidiana é colocada sob a Opala.
- ENERGIA DA OBSIDIANA
Algumas pessoas evitam utilizar esta pedra. Existe uma ideia que, por ter sido solidificada rapidamente, as moléculas em seu interior se distribuíram de forma desorganizada e por via disto a Obsidiana ressoa uma energia desorganizada e confusa. Por outro lado, outras pessoas, apreciam os ensinamentos que esta energia pode trazer e por isso utilizam, apropriadamente, a pedra.
De qualquer forma, trabalhar com a Obsidiana requer respeito e cuidado e é aconselhável utilizar outro cristal para amenizar a intensidade deste Vidro Vulcânico como, por exemplo, o quartzo puro.
Como um espelho, A Obsidiana reflete a verdade - por mais dolorosa que possa ser - na nossa cara. É utilizada na meditação para a busca de respostas - sendo elas boas ou não. A Obsidiana é uma lâmina de dois gumes que auxilia a encontrar o âmago da questão revivendo magoas, dores, duvidas e medos.
É um talismã contra o mal mas absorve facilmente a energia negativa por isso é aconselhável que, após o uso, passe por uma limpeza da energia contida (pode-se utilizar uma selenita por exemplo).
Associada a Plutão, ao signo de Escorpião e aos elementos fogo e terra. A energia da Obsidiana atua nos Chakras* da Base e do Plexo solar sendo favorável para esclarecimentos e equilíbrio das emoções.
Benéfica para a regeneração de ossos e pele, em tratamentos estomacais e intestinais, proteção contra viroses e auxilia na circulação sanguínea.
Abaixo segue, de forma resumida, algumas características energéticas, além das citadas acima, de cada tipo de Obsidiana de forma individual:
Obsidiana preta - Esta é a Obsidiana de poder mais intenso. Conhecida por trazer a tona sentimentos negativos e positivos de forma acentuada, é favorável a quem deseja enfrentar e resolver os problemas de forma rápida e marcante.
No campo xamânico, a Obsidiana Preta é utilizada para eliminar distúrbios físicos e mentais e auxiliar no poder da profecia, dissipando barreiras que dificultam nossa intuição.
Obsidiana Cor de Mogno - Tem uma energia semelhante a Obsidiana Preta. Trabalha em sintonia com a energia da Terra ancorando e protegendo em momentos de dificuldade. Pedra indicada para enfrentar momentos de tensão em público como palestrar ou passar por provas.
A Obsidiana Cor de Mogno bloqueia ataques psíquicos e protege contra aqueles que desejam te prejudicar. É uma pedra que cicatriza humilhações e abusos do passado e torna o pensamento emocional mais racional.
Esta Obsidiana atrai forças espirituais como também intensifica nossas emoções quer sejam positivas ou negativas.
Obsidiana floco de neve - Em sequência, a Obsidiana Floco de Neve é a segunda de energia mais intensa, capaz de trazer à tona as forças positivas e negativas.
A Obsidiana Floco de Neve equilibra nosso estado de espírito e aumenta nossa receptividade. Nos ensina a valorizar tanto nossos erros quanto nossos sucessos e auxilia a liberar pensamentos enraizados, promovendo o desapego.
Pode ser utilizada na meditação, para liberar emoções e pensamentos negativos a fim de livrar-nos deles e aprendermos com eles, mas cuidado! Utilizar a Floco de Neve significa liberar a raiva que existe em nosso interior, utilize com cuidado e, de preferência, junto a outro cristal como o quartzo.
Obsidiana lágrima de apache - Como todas as Obsidianas, a Lagrima de Apache, também trabalha com o aumento das energias e emoções positivas e negativas mas de uma forma mais lenta de modo que possamos lidar de forma mais amena com ela trabalhando-as mais lentamente.
Assim como sua história, esta pedra auxilia em momentos de tristeza, confortando e aliviando mágoas e dores e trazendo a coragem para superar estes momentos. Esta é uma pedra que promove o autoperdão, aliviando a culpa que geralmente permanece estagnada em nosso interior.
Segundo alguns usos antigos, a Lagrima de Apache é um ótimo talismã para atrair riqueza e proteger de acidentes. Outro uso desta pedra é como uma poderosa ferramenta de meditação que auxilia em esclarecer questões e dúvidas.
Obsidiana arco iris - Tem uma força suave comparada as outras Obsidianas mas continua trazendo emoções como a raiva, o medo e o amor para a superfície. A Obsidiana Arco-iris desfaz as amarras do passado, principalmente as magoas causadas por antigos amores ou amigos perdidos.
A Obsidiana Arco Iris é uma pedra de pureza e serenidade auxiliando a seguir a vida de forma mais tranquila, a ter equilíbrio em momentos de mudança e a superar a depressão. Poderosa para a meditação para desfazer barreiras e medos, expande sua consciência e aumenta seus sentidos escavando profundamente dentro de suas experiências antigas.
Com reflexos dourados e prateados - Estas Obsidianas possuem as energias mais amenas. Ótima obsidiana para nos conectar com nosso corpo astral e a tomar a direção certa para crescer espiritualmente, faz com que entremos profundamente no problema para compreende-lo e resolve-lo.
Esta é uma Obsidiana de energia espiritual intensa, auxilia a crescer no futuro aprendendo com as experiências do passado. Encoraja a ter perseverança e paciência e a quebrar vícios e hábitos ruins.
- CURIOSIDADES
A Lenda por trás da Obsidiana Lágrima de Apache
Os nativos da nação Apache tem uma lenda sobre a “Lágrima de Apache”, um tipo brilhante de Obsidiana.A lenda conta que após muitos ataques Apaches contra os assentamentos americanos no Arizona, os militares decidiram seguir a trilha do gado roubado e armar uma emboscada para os apaches que seria deflagrada durante a madrugada. Este ataque pegou os apaches totalmente despreparados e na primeira incursão 50 dos 75 guerreiros morreram por disparos das armas de fogo. O restante recuou até a beirada de um penhasco e, preferiu morrer atirando-se no vazio do que morrer nas mãos dos homens brancos.
As mulheres da tribo então se arrastaram até a beirada do penhasco e por uma semana choraram seus mortos e a perda do espírito guerreiro Apache. O lamento das mulheres foi tão sincero e doloroso que o Grande Espírito resolveu colocar as lágrimas dentro de rochas pretas. Estas Obsidianas, quando colocadas contra a luz, revelam a transparência das "lagrimas" Apache.
Para os Nativos, quem portasse a Lágrima de Apache não sentiria mais tristezas, teria sempre sorte e encontraria a riqueza.
(Pontas de flechas e lanças encontradas no Parque "Gates of The Artic" nos EUA.
Referência da foto - www.nps.gov)
Referência da foto - www.nps.gov)
O poder da Obsidiana para os Astecas
Tezcatlipoca (ou Itzli), cujo nome significa, literalmente, "Espelho Esfumaçado" é o Deus da feitiçaria, da guerra e da noite; patrono dos reis e dos guerreiros. Tezcatlipoca é um Deus vingativo e uma das principais deidades do panteão asteca.
Esta divindade carrega um espelho de Obsidiana, a pedra que é seu símbolo, e com este espelho consegue ver todos os pensamentos e ações humanas. O espelho de Obsidiana, era utilizado em rituais xamãnicos pelos astecas.
Outro uso da Obsidiana pelos povos da América Central era como poderosa lâmina. Em Nahua, idioma clássico asteca, Macuahuitl, significa, literalmente, "Vara de Madeira". Esta "espada" utilizada pelos astecas e outros povos da América Central, é, na verdade, um bastão de madeira feito de uma prancha de carvalho ou pinho de aproximadamente 50cm a 1m de comprimento com lâminas de Obsidianas afiadas ao longo de toda sua extensão.
De acordo com a estratégia militar asteca, quando o inimigo estava muito próximo e fora do alcance das flechas e lanças, os guerreiros armados de Macuahuitl entravam em combate. Esta arma, segundo registros dos conquistadores espanhóis, Bernal Diaz del Castillo e Hernan Cortés, tinha a força suficiente para decepar a cabeça de um cavalo.
O último exemplar desta arma, que sobreviveu a invasão espanhola, foi destruído em um incêndio em 1849 no Museu de Armas e Armaduras de Madri na Espanha. Hoje só restam as pinturas daquela época ilustrando o poder desta arma.
- COMPLEMENTOS
* Escala de Mohs : Escala de dez valores criada pelo mineralogista alemão Friedrich Mohs em 1812 que mede a dureza e resistência de um mineral contra arranhões e quedas. A escala possui 10 valores de dureza começando pelo 1, o mais frágil e terminando no 10, o mais resistente. Ex. 1 - Talco e no 10 - Diamante ;
*Chakras(chacras): Segundo a filosofia hindu, são vórtices de energia vital de diferentes vibrações eletromagnéticas que unem o corpo físico ao espiritual. Existem sete chakras principais posicionados ao longo da coluna vertebral e cada um representa um aspecto de nossa vida, incluindo físicos, materiais, espirituais, sexuais, etc.
REFERÊNCIAS
Consulta Online
- crystalsandjewelry.com/ - (Julho 2014);
- purajoia.blogspot.com.br/ - (Julho 2014);
- crystal-cure.com/ - (Julho 2014);
- www.crystalwellbeing.co.uk/ - (Julho 2014);
- luizmenezes.com.br - (Julho 2014);
- www.mindat.org - (Julho 2014);
- www.paganlore.com - (Julho 2014);
- www.firstpeople.us - (Julho 2014);
- www.encyclopedia.com - (Agosto 2014);
- geology.com - (Agosto 2014);
- archaeology.about.com - (Agosto 2014);
- blog.artstones.com.br - (Julho 2014);
- www.behindthename.com - (Agosto 2014);
Livros, periódicos e textos
- KING, M.A. - The Natural History, Ancient and Modern of Precious Stones and Gems, and of the precious metals. (farlang.com)
- FARRINGTON, O.C. - GEMS and Gem Minerals. (farlang.com)
- KUNZ, Frederich, George - THE MAGIC OF JEWELS AND CHARMS.
- HALL, Judy - A Bíblia dos Cristais
- DUNCAN Antonio - ABC dos Cristais
- SIMPSOM, Liz - O Livro da Cura Pelos Cristais.
Muito interessante e completo! Muitas informações eu não conhecia! :D
ResponderExcluirNormalmente é usada em anéis de formatura da psicanálise.
ResponderExcluirNão sabia! Obrigada pela curiosidade!
ExcluirAbraços
Mas, obsidiana é um quartzo?
ResponderExcluirOlá Akyla,
ExcluirA Obsidiana não é um Quartzo. Os Quartzos possuem uma estrutura Cristalina (forma como os átomos, moléculas ou iões se organizam) enquanto a Obsidiana, que é uma rocha ígnea/vidro vulcânico, possui uma estrutura amorfa (que não tem forma determinada).
Isso ocorre porque a lava endurece muito rápido não dando tempo para os elementos de sua composição se organizarem em um padrão de cristalização tornando sua estrutura amorfa.
Se tiver dúvidas sobre Estrutura dos sólidos este site pode ajudar!
http://www.explicatorium.com/cfq-9/estrutura-dos-solidos.html
Abraços e obrigada pelo comentário!