sexta-feira, 20 de novembro de 2015

CRISTAL DE QUARTZO





"Energia sólida em estado limpo e puro."

Quartzo é uma das famílias mais comuns e abundantes encontradas no reino mineral. Existem diferentes variedades de Quartzo que podem ser subdivididos em muitos outros tipos com diferentes nomes e características variadas.
O Quartzo Puro é formado por Dióxido de Silício (Sílica - DiO²) e também é conhecido por diferentes nomes como Cristal de Rocha, Cristal Universal e, o mais comum, apenas Cristal.
O nome Cristal vem do grego “Krystallos” que significa “gelo”.  Acreditava-se que o Cristal fosse uma espécie de  gelo tão endurecido que nunca iria derreter.

As jazidas de Cristal de Rocha são encontradas em toda a parte do mundo em depósitos sedimentares, metamórficos ou ígneos sendo fácil de se obter.  O Cristal de Quartzo é encontrado em variadas configurações e geralmente apresenta uma estrutura triangular ou hexagonal* com faces interligadas em uma única terminação pontiaguda e unidos na base por agregados  ou drusas*.
 O Cristal de Rocha também é fácil de ser lapidado e rolado * de modo a adquirir um formato específico como esfera, ovo, bastão, quadrado, triângulo ou tendo suas faces mais talhadas afim de serem mais definidas e alinhadas.

O Cristal de Quartzo é uma pedra durável, resistente ( 7 mohs*) e forte contra muitas substancias abrasivas.  Peças em Cristal de Quartzo são muito apreciadas na joalheria, em  ornamentos e objetos decorativos além de serem muito utilizados e apreciados  por profissionais como terapeutas  e sensitivos que os utilizam como pêndulos e instrumentos de cura,  limpeza e contemplação.

 É difícil encontrar esferas de Cristal de Quartzo perfeitamente transparentes , as bolas sem falhas ou inclusões são, provavelmente, feitas de vidro do que de Cristal Verdadeiro.
Aconselha- se limpar peças em Cristal de Rocha com o uso de sabão neutro, água morna e tecido macio e deixar no sol para "recarregar" e limpar de energias acumuladas.

 HISTÓRIA 


Desde os tempos antigos até a modernidade o Cristal de Quartzo vem sendo usado como uma fonte de luz para o homem.
 Voltando no tempo das grandes civilizações antigas como Astecas, Egípcios, Romanos, Gregos, Japoneses, tribos africanas e dos índios norte americanos, onde o sol era retratado como uma poderosa divindade, o Cristal de Quartzo representava a mais pura energia e era utilizado como poderoso talismã e instrumento de cura, contemplação e meditação.

Estes diferentes povos tinham grande apreço pelos Cristais: Os japoneses chamavam o Cristal de Quartzo de "Joia Perfeita" e acreditavam ter sido formado pela respiração do Grande Gragão Branco representando, assim, a perfeição. O método de Lapidação japonesa dos Cristais de Rocha são milenares e até hoje muito apreciados por sua perfeição.  Uma das maiores esferas já produzidas foi feita a partir de um Cristal de Rocha de Madagascar com 15cm de diâmetro.

Na Europa antiga esferas de Cristal foram encontradas em tumbas e urnas funerárias, como foi o caso do Rei franco Childerico I (436-482 ac), pai de Clóvis I que  unificou as tribos francas dando "origem" a França.
O uso de esferas de Quartzo em rituais funerários só ressalta como o Cristal era associado a poderes mágicos.
A arte da "Cristalomancia", prática em que se vê o futuro através de cristais, é anterior ao período dos antigos povos gregos e romanos e praticada por diferentes civilizações sendo as esferas de Quartzo Transparente as mais usadas na prática..

Além dos orientais e dos europeus,  na América do Norte, os antigos nativo americanos acreditavam que o Cristal de Rocha era o lar de forças sobrenaturais que auxiliavam na caça, então, periodicamente, "alimentavam" esse cristal esfregando sangue fresco de veado.

A partir do Século XX, por serem muito duráveis  e resistentes os Cristais de Rocha foram utilizados na indústria para a fabricação de peças óticas, cirúrgicas e eletrônicas. 
Apesar do Quartzo ser abundante, ele é raramente perfeito contendo "inclusões" em sua estrutura o que o torna impróprio para uso industrial, por isso, existem Cristais de Rocha "perfeitos" produzidos sinteticamente com as mesmas propriedades do original para o uso industrial na fabricação de relógios, microchips, equipamentos eletrônicos e lazers.

Outra curiosidade atribuída ao uso do Quartzo na indústria é a Sílica Microcristalina chamada de Trípoli.  A Trípoli é um composto de sílica pura feita de grãos extremamente finos encontrados em depósitos sedimentares,  produzidos por materiais friáveis e porosos quase que
inteiramente de cristais de quartzo sub microscópicos sendo, maioria deles, menor do que 2 µm.
 A Trípoli é de grande importância econômica na fabricação de massas para polimento, cerâmicas, tintas, borrachas, resinas, cimentos e outras aplicações e suas principais jazidas são encontradas nos EUA nos estados do Arkansas e Illinois.

 ENERGIA 


O Cristal de Rocha é considerado um  cristal mestre. É o mais versátil de todos os cristais e símbolo da pureza e do equilíbrio.
 O Quartzo Transparente absorve a energia boa do Sol e é um amplificador e transmutador de energias. É o cristal perfeito para se ter em casa e no trabalho pois absorve e transmuta energia negativa em positiva mantendo longe do ambiente  a inveja e a depressão.

O Cristal de Quartzo é considerado um dos mais poderosos agentes de cura e amplificadores de energia graças a sua estrutura cristalina única e potencializadora sendo empregado em diferentes práticas  medicinais afim de aumentar o poder de cura.  Agulhas de Acupuntura revestidas de Quartzo tem um efeito mais intenso no tratamento. 

 Apesar de ser considerado por muitos um cristal associado ao signo de Leão, o Quartzo Transparente é um "coringa" servindo positivamente para qualquer um dos Signos Zodiacais. O mesmo princípio se aplica aos Chackras*. O Cristal puro também serve positivamente para qualquer um dos chackras e sem dúvida é benéfico para o chackra Coronário onde atua o esclarecimento e a espiritualidade.

O Cristal de Rocha contém todas as cores do espectrum em seu interior e é um potencializador natural da energia. Utilizar o Quartzo Puro junto de outros cristais aumenta a eficácia dos outras pedras.
  O Quartzo Transparente é uma ótima pedra para a meditação pois elimina distrações promovendo a concentração, acalma a mente,  dissipa sementes kármicas, harmoniza a aura e nos proporciona sabedoria.

Drusas de Cristal de Quartzo são perfeitas para a limpeza de outros cristais: coloque o cristal que deseja limpar sobre uma drusa de Quartzo Incolor por pelo menos três horas e seu cristal ficará limpo de qualquer energia que tenha se estagnado em seu interior. 
Aconselho energizar sempre seu Quartzo Incolor colocando-o, após limpo, no sol ou dentro da água ao sol pela manhã. A energia benéfica do sol vitaliza e amplifica a energia do Quartzo Incolor.

Segundo o IBGM (Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos), o Cristal de Quartzo representa as bodas de 4 anos de casamento.


 CURIOSIDADE 

O Mistério dos Crânios de Cristal



12/12/2012 em Miami - Florida, antes do término do calendário Asteca, centenas de pessoas se reuniram ao redor do Miami Circle, um antigo local sagrado da tribo americana Tekesta, para um ritual que envolve uma relíquia antiga chamada de Crânio de Cristal. 
Mas o que são estes intrigantes e poderosos Crânios de Cristal?


Os Crânios de Cristal são artefatos esculpidos em Quartzo no formato de caveiras humanas de diferentes tamanhos e ditas serem datadas da época pré-colombianas pelos povos Astecas e Maias.
Por anos os Crânios de Cristal intrigaram pesquisadores e fascinaram o público com lendas e mistérios sobre sua origem e poder sendo, inclusive "estrelas" no filme " Indiana Jones e o reino das caveiras de cristal. "

O mistério sobre a origem destes artefatos criou inúmeras especulações. Alguns acreditam que estes crânios tenham sido trazidos por uma civilização mais avançada se originado nos continentes perdidos de Atlântida e Lemuria ou trazidos de outro planeta por seres extraterrestres.
Além de sua curiosa origem é atribuído poderes sobrenaturais a estas caveiras. Lendas sugerem que os Crânios de Cristal possuem enorme conhecimento e sabedoria em seu interior e poderiam evitar catástrofes eminentes sendo importantes para toda a  humanidade.
Apesar de terem surgido inúmeras replicas dos Crânios de Cristal, as lendas sugerem que somente 13 exemplares são originais e que unidos tem seu poder amplificado.

Os primeiros Crânios de Cristal apareceram em algum momento do século XIX pouco antes da ocupação do exército de Napoleão no México. Neste período houve inúmeros casos de falsificações de relíquias pré-colombianas.
A maioria dos Crânios de Cristal hoje expostos em Museus foram adquiridas da coleção do francês Eugène Boban, um misterioso "arqueólogo" e comerciante de antiguidades que mais tarde seria denunciado como falsificador e contrabandista de antiguidades.

Infelizmente, ou felizmente, a partir de 1967, começaram pesquisas detalhadas sobre os Crânios de Cristal em posse dos Museus utilizando microscópios eletrônicos e cristalografia de raios X e foi constatado que os Crânios foram produzidos por ferramentas modernas.
A arqueóloga Jane MacLaren Walsh, depois de anos de minuciosas pesquisas, publicou em março de 2013 sua conclusão sobre as Caveiras de Cristal: São falsos! Os crânios de cristal não são da época dos astecas sendo eles produzidos em algum momento do século XIX e fabricados utilizando técnicas modernas de joalheria.

Apesar da revelação dos artefatos pesquisados, o segredo por trás dos Crânios de Cristal deve ter ido para a cova junto de Boban. Muitos Museus continuam expondo os Crânios de Cristal e muitas pessoas continuam acreditando nos mistérios por trás dos Crânios e de seu poder e na esperança de encontrar outros artefatos.
Boban conseguiu confundir muita gente por muito tempo e deixou um legado intrigante: Onde e quem confeccionou os Crânios de Cristal?

Para saber mais sobre a história e as revelações das pesquisas, leia a matéria em português de Jane MacLaren Walsh pelo link: História Viva. (Nov 2015)


Fontes: Este texto foi pesquisado com base nas informações: "Alienígenas do Passado - Os Crânios de Cristal - Canal Hystory Brasil." ; História Viva Em PT-BR(Nov 2015) ; Archaeology Em Inglês(Nov 2015) 



 GLOSSÁRIO




* Estrutura Cristalina: Forma como as moléculas se organizam dentro de um sólido inorgânico. Existem sete sistemas de Cristal que são classificados de acordo com seu formato e sua simetria.

* Agregados e Drusas: Formação de vários Cristais individuais com terminações únicas (pontas) que compartilham uma mesma base plana.* Lapidação: Facetada é quando a pedra bruta é polida e cortada em forma poligonal de faces em ângulo reto (ex. O tradicional formato do Diamante na joalheria);

* Cabochão: Uma gema lapidada com cantos arredondado geralmente com uma face em forma convexa e/ou côncava e a outra face oposta lisa;

* Pedra rolada: A Pedra bruta é limpa e arredondada em um processo de desgaste.

* Escala de Mohs : Escala de dez valores criada pelo mineralogista alemão Friedrich Mohs em 1812 que mede a dureza e resistência de um mineral contra arranhões e quedas. A escala possui 10 valores de dureza começando pelo 1, o mais frágil e terminando no 10, o mais resistente. Ex. 1 - Talco e no 10 - Diamante.

*Chakras(chacras): Segundo a filosofia hindu, são vórtices de energia vital de diferentes vibrações eletromagnéticas que unem o corpo físico ao espiritual. Existem sete chakras principais posicionados ao longo da coluna vertebral e cada um representa um aspecto de nossa vida, incluindo físicos, materiais, espirituais, sexuais, etc


 REFERÊNCIAS 


As consultas apresentam o mês e o ano em que foram consultadas.


 Consulta Online 


  • gemstone.org - (Set 2015) 
  • www.mindat.org - (Out 2015) 
  • www.minerals.net- (Out 2015) 
  • gemselect.com - (Set 2015)
  • geology.gsapubs.org (Out 2015)
  • crystalvault.com (Set 2015)
  • quantumstones.com(Set 2015)
  • meanings.crystalsandjewelry.com (Out 2015)
  • Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos - link: ibgm.com.br (Out 2015)
  • geology.about.com (Nov 2015)



Livros, periódicos e textos


  • HALL, Judy. A Bíblia dos Cristais; 2012 
  • DUNCAN Antonio. ABC dos Cristais; 1992. 
  • SIMPSOM, Liz. O Livro da Cura Pelos Cristais; 1999

Nenhum comentário:

Postar um comentário