terça-feira, 30 de agosto de 2016

Ônix





"Ying Yang numa só pedra"


Muitas pessoas pensam que Ônix é um tipo específico de pedra de cor sólida preta mas, na verdade, o termo Ônix na geologia se refere a um tipo de Calcedônia que possui camadas de diferentes cores.
Calcedônia é uma variedade do Quartzo do tipo criptocristalino*, isso é, só é possível enxergar sua estrutura cristalina utilizando poderosos mecanismos. Como todo Quartzo o Ônix tem a composição de Dióxido de Silício (Sílica - SiO2), apresenta uma estrutura hexagonal* e uma resistência de 6,5 - 7 Mohs* sendo resistente a arranhões e a algumas substancias abrasivas.

O Ônix mais comum tem a cor base preta com camadas alternadas de cor branca e preta. Mas existe o "avermelhado" chamado de Sardonix que tem a cor base marrom ou avermelhada com camadas alternadas de branco e marrom/avermelhado.
Mas e o Ônix inteiramente preto que encontramos nas lojas? Dependendo de onde foi retirada, geralmente, é uma Calcedônia tingida, um processo utilizado a centenas de anos para uniformizar a cor. Para tingir a Calcedônia a pedra é emergida em um tratamento a base de ácido sulfúrico e depois em uma solução de açúcar ou mel. Neste processo a pedra adquire uma cor uniforme e escura.

Existem outras pedras que recebem o nome de Ônix mas não são da família da Caldedônia como é o caso do "Ônix Mármore" (Marble Onyx) que é uma mistura de dois minerais, a Aragonita e a Calcita. O Ônix Mármore é muito utilizado em pisos, revestimentos e objetos de decoração em interiores.

As pedras pretas sempre foram muito apreciadas por sua elegância. O Ônix é a pedra mais comum e menos dispendiosa comparada a outros tipos de pedras escuras como a safira negra, o diamante negro e a turmalina. As jazidas de Ônix são facilmente encontradas pelo mundo como em Madagascar, Paquistão, Uruguai, USA, Sri Lanka e Brasil. 
O Ônix é muito utilizado como ornamentos e objetos decorativos.  Na joalheria a pedra  é encontrada cortada em cabochões, em contas e gotas, rolada e facetada.

Apesar de ser uma pedra durável e resistente é sensível a alguns ácidos ou produtos de limpeza por isso evite usar cloro ou solventes em sua manutenção. Aconselha- se limpar com o uso de sabão neutro, água morna e tecido macio.  Também é aconselhável guardar peças de joalheria contendo Ônix separadas de outras pedras para evitar riscos ou trincos nas duas peças.

TIPOS



Conforme dito acima o Ônix é uma pedra com camadas de diferentes tons. A mais comum encontrada é o tipo de Calcedônia com camadas de cor preta e branca que pode receber um tratamento químico e adquirir uma cor completamente homogênea e escura. O Sardônix, também conhecida por Ônyx Cornalina, tem camadas de tom marrom vermelho e branco.

A Calcedônia é uma pedra porosa e o Ônix pode adquirir a influência de outras tonalidades quando emergido em substâncias capazes de tingir. Não é incomum encontrar Ônix tingidas ou materiais carbonatos que simulem a pedra a preços mais em conta.


HISTÓRIA

Gema Augusta  séc. I  em Ônix Árabe)


O nome Ônix vem do grego "onux" que significa "unha". De acordo com uma antiga lenda grega o travesso Eros, divindade do amor e do desejo, cortou as unhas da adormecida Afrodite, Deusa do amor, usando a ponta de sua flecha e transformou os pedaços de unha em uma pedra. 
Por conta da versatilidade do material, o Ônix foi utilizada em diferentes formatos de acessórios e joalheria ao longo dos anos sendo muito apreciado pelos antigos gregos, romanos e egípcios em formato de camafeus*.

O Gemma Augustea (Gema Augusta) é um camafeu romano antigo datado de aproximadamente do século I.  A joia de 19x23 cm, esculpida em Ônix árabe, retrata a apoteose do Imperador Augusto (27 a.C.–14 d.C).  Atualmente a peça esta exposta no Museu da História da Arte em Viena na Áustria.  
Sardonix significa "sard" de vermelho e "ônix" de unha em grego. Como uma variedade de Ônix avermelhado o Sardônix também foi bastante utilizado por povos antigos para confeccionar adereços variados assim como camafeus.

Um dos camafeus mais famosos em Sardonix data aproximadamente de 23 a.c. e pertencente ao Império Bizantino.  O Grande Camafeu, como é chamado, possui cinco camadas de Sardonix com 24 figuras entalhadas e mede aproximadamente 31x26,5 cm. O Grande Camafeu foi um dos tesouros da Capela Santa na residência real francesa em 1279 e atualmente esta exposto na Biblioteca Nacional da França em Paris.

Na Era vitoriana (meados do século XIX), o Ônix se tornou popular como ornamento fúnebre e na Art Déco*. As joias,de contraste em Ônix e prata, criavam um ar dramático e elegante muito apreciadas principalmente pelo sexo feminino.

Outra peça famosa feita em Ônix é o vigésimo segundo Ovo de Fabergé* destinado ao Czar russo Nicolau II (1894-1917) como presente para sua esposa a Czarina Alexandra Fyodorovna (1872 -1918). O ovo feito em Prata, Ouro, Quartzo e Ônix retrata a rede ferroviária que liga a Rússia com o Extremo Oriente, Mongólia e China e possui uma detalhada miniatura de um trem. Atualmente o ovo esta exposto no Museu de Moscou na Rússia.


 

(Grande Camafeu de França  23 a.c. em Sardonix)


ENERGIA



O autor Kunz, descreve como a cor escura do Ônix trazia má fama a pedra em épocas antigas para alguns povos.  De acordo com um manuscrito de 1875, baseado em fragmentos textuais de Aristóteles, na China se temia o Ônix: Na minas chinesas somente escravos e serventes mineravam a pedra pois acreditava-se que ela causava pesadelos, perda de dinheiro e de energia. A pedra era extraída das minas e proibida de ser comercializada dentro do país sendo somente vendido fora dele.
 Os Árabes também atribuíram um nome triste a pedra, Ônix em árabe é chamado de "el jaza" que significa "tristeza".

Mas nem todas as referencias são pejorativas sobre o Ônix. As tribos antigas da Birmânia eras supersticiosas e presenteavam o Ônix aos espíritos para apazigua-los. Em uma das obras de 1560 do polímata italiano Girolamo Cardano existe um relato de que na índia se utilizava colares de Ônix para esfriar o ardor do amor (talvez isso soe pejorativo para algumas pessoas também).

A menção do Ônix no livro do Êxodo demonstra que a pedra era valorizada e sagrada. O Ônix adornava os peitorais dos Sumo Sacerdotes de Israel*.
O grego adivinho Artemidoros ( século II d.c.) acreditava que sonhar com adornos em pedras trazia significados favoráveis para as mulheres. Para o adivinho, sonhar com o Ônyx, significa ter um bom casamento e, com o Sardonix, a aproximação dos amigos.

Durante o século XVIII na França e na Inglaterra o Ônix foi muito comercializado como um amuleto de boa sorte, felicidade e amor e sendo utilizado em diversas peças. Com o passar do tempo a energia do Ônix foi mais estudada e a pedra se transformou em um elegante adorno com uma forte energia protetora. 

O Ônix é uma pedra sagrada.  Em todas as referências pesquisadas encontrei menções sobre o uso do Ônix para trabalhos com a mente, energia, afetividade e proteção. A pedra é indicada para aumentar o poder de concentração e de raciocínio, para ancorar energias, revigorar, eliminar pensamentos negativos, dissipar o estresse e a apatia e saldar débitos kármicos.
 A pedra fortalece relacionamentos tanto com o casal como com os amigos e auxilia a controlar a paixão desenfreada. 

O Ônix e o Sardônix são pedras que trabalham a energia do Chackra da Raiz tendo forte ligação com a energia da Terra. As duas pedras são perfeitas para ancorar as energias e colocar o pé no chão.
O Ônix atua em nossa energia vital protegendo-nos e promovendo o vigor e o equilibro de nossa energia Ying e Yang.

Ônix é uma pedra associada ao planeta Saturno e com forte influência no signo de Leão. No Feng Shui, assim como todas as pedras pretas, é tida como poderosa protetora do ambiente. A energia estabilizadora e revigorante recarrega lentamente nossa energia e promove a perseverança.

O Sardônix é uma pedra do mês de Agosto e relacionada ao planeta Marte e também com forte influência no signo de Leão. Esta é uma pedra perfeita para se andar no bolso pois, além de repelir energia negativa, combate a depressão, atrai novas e manter boas amizades, trás boa fortuna e fortalece o caráter.
O Sardônix é ótimo para proteger a casa de ladrões. Coloque uma pedra de Sardônix em cada janela e porta da casa que dê para fora.


CURIOSIDADE

A Diferença de Ágata e Ônix  

  
                                                          (Ônix)                                                              (Ágata)         

Não é incomum nem estranho encontrar textos que dizem que a Ônix é um tipo de Ágata. Tanto a Ágata quanto o Ônix são formas de Calcedônias que possuem camadas de diferentes cores em sua estrutura.

No entanto existe uma diferença no tipo de faixa colorida de cada uma das pedras. As Ágatas possuem faixas mais onduladas e circulares as vezes formando anéis enquanto o Ônix tem faixas retas e paralelas.

Outra diferença são as cores. As Ágatas possuem camadas de diferentes cores translúcidas que se mesclam entre si em belos padrões, já as Ônix tem cores sólidas e bem delineadas.


(Texto com base nas referências e imagens de academic.emporia.edu e crystalsandgemstones )


GLOSSÁRIO


 
* Textura Micro ou Criptocristalina: os componentes minerais são tão pequenos que só podem ser reconhecidos macroscopicamente.
* Estrutura Cristalina: Forma como as moléculas se organizam dentro de um sólido inorgânico. Existem sete sistemas de Cristal que são classificados de acordo com seu formato e sua simetria.* Escala de Mohs : Escala de dez valores criada pelo mineralogista alemão Friedrich Mohs em 1812 que mede a dureza e resistência de um mineral contra arranhões e quedas. A escala possui 10 valores de dureza começando pelo 1, o mais frágil e terminando no 10, o mais resistente. Ex. 1 - Talco e no 10 - Diamante.
* Cabochão: Uma gema lapidada com cantos arredondado geralmente com uma face em forma convexa e/ou côncava e a outra face oposta lisa;
* Pedra rolada: A Pedra bruta é limpa e arredondada em um processo de desgaste.
*Camafeu: Escultura em pedra onde se cria um relevo de uma figura no centro e é utilizado em broches e pingentes.
* Art Déco:
Movimento artístico proveniente da França da década de 1920. Algumas características do movimento são as formas  geométricas, o design abstrato e o uso de animais e mulheres em muitas obras.
*Ovo de Fabergé : Uma coleção no formato de ovos criados pelo joalheiro russo Peter Carl Fabergé e confeccionados com variadas pedras preciosas, metais e esmaltes. Os Ovos de Fabergé foram presenteados aos czares russos na Páscoa entre os anos de 1885 a 1917.  Até hoje os ovos são admirados pela beleza e pelos ricos detalhes.

* Peitoral do Sumo Sacerdote de Israel: Se refere a uma "bolsa" ou "tecido" adornado com 12 pedras preciosas presa ao peito do Sacerdote. Este Peitoral é sagrado e as doze pedras possuem ligação com as doze tribos de Israel.*Chakras(chacras): Segundo a filosofia hindu, são vórtices de energia vital de diferentes vibrações eletromagnéticas que unem o corpo físico ao espiritual. Existem sete chakras principais posicionados ao longo da coluna vertebral e cada um representa um aspecto de nossa vida, incluindo físicos, materiais, espirituais, sexuais, etc

REFERÊNCIAS


As consultas apresentam o mês e o ano em que foram consultadas.


 Consulta Online
  • minerals.net - (Abril 2016)
  • gemselect.com - (Abril 2016)
  • gemologyonline.com - (Abril 2016)
  • gemsociety.org - (Abril 2016)
  • crystalsandgemstones.com - (Agosto 2016)
  • academic.emporia.edu - (Agosto 2016)

Livros, periódicos e textos
  • HALL, Judy. A Bíblia dos Cristais; 2012 
  • FARRIGTON, Oliver Cumming.  Gems and Gem Minerals; 1954
  • KUNZ, Frederich, George. The Curious Lore of Precious Stones; 1903
  • CUNNINGHAM, Scott. Cunningham's Encyclopedia Of Crystal, Gem & Metal magic; 1996

Imagens

As imagens apresentadas neste texto foram retiradas e algumas montadas com referencia das fotos dos sites;

  • academic.emporia.edu
  • crystalsandgemstones
  • minerals.net
  • wdl.org
  • ancientrome.ru

Nenhum comentário:

Postar um comentário